Serviços

  • Açúcar e Sucroderivados
    Utilização do Sistema de Pagamento de Cana pelo Teor de Sacarose (CONSECANA-SP), sendo capaz de coletar e analisar amostras das usinas dando suporte técnico às usina; participa da coleta de dados e realiza experimentos para colaborar com estudos técnico-científicos; realiza análises tecnológicas de variedades de cana-de-açúcar, através das análises de Brix%caldo, Fibra%cana, Pol%Caldo, Pol%Cana, Pureza, Açúcares Redutores, Composição Química de Fibras: celulose, hemicelulose e lignina.

  • Água
    análise bacteriológica.

  • Aguardente
    serviço de análise química da bebida; orientações sobre Boas Práticas de Fabricação; controle de qualidade; treinamentos para produtores e interessados.

  • Alimentos
    análises para detecção de micotoxinas e de fatores antinutricionais; análise bromatológica (proteína, gordura, cinza, fibra e minerais; análises biológicas (proteína, PER, NPU, CEA e VB); análise sensorial de alimentos de origem animal e vegetal.

  • Aminodaria
    análises de composição e propriedades funcionais do amido e dos produtos amiláceos; análises bromatológicas de alimentos em geral (proteínas, cinzas, carboidratos solúveis e totais, amido e fibra dietética).

  • Boas Práticas de Fabricação e Legislação Sanitária na área de Alimentos
    treinamento em Boas Práticas de Fabricação (BPF) para os segmentos de serviços de alimentação e indústrias de alimentos; orientação para elaboração de rótulos; orientação sobre interpretação da legislação sanitária aplicada a todos os segmentos do sistema agroalimentar.

  • Carne e derivados
    análise química de rotina: umidade, proteína, gordura, cinzas, pH, cloreto e nitrito de sódio; análises de qualidade de carne: cor, força de cisalhamento e propriedades funcionais.

  • Culturas Microbianas
    culturas de microrganismos para ensino e pesquisa.

  • Frutas e Hortaliças
    determinação da acidez total titulável, pH, ácido ascórbico; análise de controle de qualidade; tecnologia de obtenção de banana passa, geléias, vegetais minimamente processados etc.

  • Leite
    análises para determinação de densidade, proteína, sólidos totais; gordura; acidez titulável e alizarol; bicarbonato, peróxidos e outras fraudes. análises microbiológicas: contagem total de microrganismos, contagem de coliformes totais e fecais e bactérias patogênicas, em leite e derivados.

  • Micotoxinas
    - análises:detecção e quantificação de micotoxinas em grãos, rações, produtos processados, produtos agrícolas e subprodutos em geral - treinamento sobre amostragem e preparo de amostra para análise de micotoxinas; treinamento para cerealistas, cooperativas, produtores e interessados - avaliação de testes rápidos (Kits) para análises de micotoxinas - orientações/treinamento sobre Controle de qualidade na análise de micotoxinas

  • Óleos Vegetais
    determinações no grão: teor de óleo, proteína, umidade, cinza; determinações no óleo: índice de acidez, de peróxido, de iodo, de saponificação; teor de material insaponificável; composição em ácidos graxos e absorção na faixa do ultravioleta.

  • Pescado
    análises de composição, umidade, proteína, lipídeos e cinza; análises de frescor; bases nitrogenadas voláteis totais, pH e microrganismos patogênicos; análises organolépticas; aparência, cor, aroma, textura, sabor; controle de qualidade na comercialização pós-captura-gelo; distribuição no atacado e varejo; armazenamento no frio; processamentos em unidades artesanais; defumação de pescado; beneficiamento de pescado e derivados minimamente processados refrigerados; implantação de unidades de congelamento de pescado; reciclagem de subprodutos do beneficiamento do pescado, com coleta diferenciada, visando à obtenção de ingredientes para Ração-Silagem e Óleo Comestível.

  • Produtos Amiláceos
    análises bromatológicas (açúcares, amido, fibras, cinzas); análise da composição macromolecular do amido; análises de caracterização funcional do amido.

  • Projetos Agroindustriais
    atendimento a produtores e industriais para instalação de unidades processadoras de alimentos. Unidade piloto de processamento de alimentos.

  • Segurança Alimentar e Nutricional (projetos de extensão)
    desenvolvimento de projetos em parcerias com instituições públicas e privadas na área de alimentação, nutrição e higiene.