Multiusuário de Bioquímica e Analise Instrumental

Telefone:
+55 (19) 3447-6002 e 3447-8693

A Central Multiusuário de Bioquímica e Análise Instrumental foi criada em 2015. Tem como objetivo proporcionar suporte técnico especializado e de infraestrutura para a realização de análises cromatográficas (HPLC-UV-FL-IR, CG-FID e CG-MS), avaliar a atividade antioxidante (ROS e RNS, por exemplo) e realizar ensaios de bioacessibilidade e biodisponibilidade de alimentos e produtos naturais. Atende usuários acadêmicos (docentes, pós-doutorandos, pós-graduandos e alunos de iniciação científica) da Universidade de São Paulo e de outras Universidades públicas ou particulares. Além disso, também atende solicitações de empresas e organizações e centros de pesquisa privados que atuam na área de alimentos ou afins.

Comitê Gestor

Prof. Severino Matias de Alencar - ESALQ/USP (Presidente)
Profa. Carmen Josefina Contreras Castillo - ESALQ/USP (Vice-Presidente)
Adna Prado Massarioli - ESALQ/USP (Responsável Titular pelos Equipamentos)
Regina Helena Gonçalves - ESALQ/USP (Responsável Suplente pelos Equipamentos)

Comitê de Usuários

Profa. Daniele Fernanda Maffei– Membro Titular pertencente a ESALQ

Membro docente e respectivo suplente de Unidades da USP usuários da Central Multiusuário

Profa. Carmen Sílvia Fávaro Trindade – Membro Titular pertencente a FZEA
Prof. Marco Antonio Trindade - Membro suplente pertencente a FZEA

Membro discente de pós-graduação e respectivo suplente

Anna Paula de Souza Silva – Membro Titular (PPGCTA)
Pollyanna Souza Batista – Membro Suplente (PPGCTA)

Membro de instituições externas à Universidade e, facultativamente, respectivo suplente

Prof. Masaharu Ikegaki – Universidade Federal de Alfenas (Unifal)

Para acesso e utilização dos recursos disponíveis, o usuário deverá estar cadastrado junto à Central Analítica, no endereço: http://uspmulti.prp.usp.br/index.php.

Para acesso e utilização dos recursos disponíveis, o usuário deverá estar cadastrado junto à Central Analítica, no endereço: http://uspmulti.prp.usp.br/pagina_result_detalhes.php?id=23.

As reservas para uso seguirão a ordem cronológica das solicitações.

Equipamentos/Serviços:

Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CLAE) acoplado com detectores de Ultravioleta (UV), fluorescência (FL) e Índice de Refração (IR)
Serviços: Análise de tocoferóis (α, β, γ e δ), carotenoides e colesterol em alimentos e/ou produtos naturais.

Cromatógrafo Gasoso Acoplado com Detector de Ionização por Chama (FID)
Serviços: Análise do perfil de ácidos graxos em alimentos de origem animal e vegetal, na forma in natura ou processada.

Cromatógrafo Gasoso Acoplado com Detector de Ionização por Chama (FID) e Injeção on-column.
Serviços: Determinação de mono, di e triacilgliceróis e glicerol livre e total em biodiesel.

Cromatógrafo Gasoso acoplado a Espectrometria de Massas (CG-EM)
Serviços: Análise de compostos voláteis, semivoláteis e não voláteis.

Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CLAE) acoplado com detectores de arranjo de diodos (DAD) e fluorescência (FL).
Serviços: Determinação de compostos fenólicos e vitamina C (ácido ascórbico e ácido dehidroascórbico) em alimentos e produtos naturais.

Leitora de Microplacas com sistema de leitura UV/visível, fluorescência e luminescência
Serviços: Determinação da capacidade desativadora espécies reativas de oxigênio (radical peroxila, radical superóxido, radical hidroxila, peróxido de hidrogênio e ácido hipocloroso) e de nitrogênio (radical óxido nítrico).

Leitora de microplacas com sistema de leitura no visível.
ServiçosDeterminação do teor de fenólicos e flavonoides totais; atividade antioxidante in vitro pelos métodos ABTS, DPPH e FRAP.

Titulador Karl Fischer
Serviços: Determinação do teor de umidade.

Rancimat.
ServiçosAvaliação da estabilidade oxidativa de óleos e gorduras.

Ensaios de transporte epitelial por meio de células humanas Caco-2
Serviços: Avaliação do transporte epitelial em células humanas Caco-2, da fração da digestão gastrointestinal de alimentos ou extrato bruto e compostos isolados de produtos naturais.

Liofilizador.
ServiçosLiofilização de amostras sólidas e líquidas.

Ensaios de bioacessibilidade in vitro
Serviços: Avaliação da bioacessibilidade (digestão gastrointestinal in vitro) de alimentos e produtos naturais.